Carregando...
JusBrasil - Política
20 de abril de 2014

Escola Municipal lança biografia de personalidades negras

Publicado por Prefeitura de Salvador (extraído pelo JusBrasil) - 4 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Em reconhecimento às contribuições da cultura africana para a formação do povo brasileiro, a Escola Municipal Maria Quitéria acaba de lançar a cartilha Praça Harambe, Líderes Negros, composta por biografias de líderes negros da Bahia e da África. O lançamento foi nesta quinta-feira (10) e contou com a presença do secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), Carlos Soares, da juíza Luislinda Valois, e do secretário municipal da Reparação, Ailton Ferreira, além de outros homenageados, corpo docente escolar, alunos e pais.

Personalidades como Nelson Mandela, Lázaro Ramos, Mãe Hilda, Gilberto Gil, Martagão Gesteira, Carlos Soares, Abdias Nascimento, dentre outros, fazem parte do livro, que será trabalhado em sala de aula com os estudantes. Os líderes homenageados tiveram suas fotos expostas em quadros, formando uma grande galeria na praça de lazer da escola. Já recebi muitas homenagens, mas esta foi realmente a mais emocionante. Este livro, junto com a galeria, reforça e contempla a importância da educação afro-brasileira e do ensino da história, afirmou o secretário Carlos Soares.

A juíza Luislinda Valois destacou que a união da raça é de fundamental importância para que todos possam ocupar espaços dignos na sociedade. É muito difícil, eu como negra, ver esta realidade. A elite dominante só vence porque se une e é isso que os negros devem fazer: se unir. Somos a fortaleza deste país e demos uma contribuição imensa para esta nação. Quem quiser saber o preconceito que o negro sofre no diaadia, é só ficar negro por 24 horas, desabafou a primeira juíza negra do Brasil.

Vinte estudantes abrilhantaram o evento com a apresentação da peça Nzinga: A Rainha Guerreira, que retrata a vinda do povo africano para o Brasil. Segundo a diretora da escola, Alda Conceição, dados biográficos de personalidades negras foram trabalhados durante o ano letivo como forma de estimular a valorização da raça para os estudantes. Além das exposições e mostras realizadas na Praça Harambe, que significa vamos trabalhar juntos. Foram confeccionados 500 exemplares da cartilha.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://pref-salvador.jusbrasil.com.br/politica/4295115/escola-municipal-lanca-biografia-de-personalidades-negras